Background Color:
 
Background Pattern:
       800 200 750 Chamada Gratuita
800 200 750
Chamada Gratuita
en-USpt-PT
Search
Medicação

Algumas pessoas conseguem manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada adotando simplesmente um estilo de vida mais saudável. No entanto, se necessitar da ajuda adicional de medicamentos para a diabetes, esta secção vai ajudá-lo a compreender quais as opções de tratamento adequadas ao seu caso.

O primeiro passo no tratamento da diabetes tipo 2 é, frequentemente, uma dieta com restrição calórica, abstenção do consumo de açúcares simples, perda de peso e maior atividade física. No entanto, estas medidas nem sempre são suficientes para fazer descer os seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) para os valores de referência.

Antidiabéticos Orais

Os antidiabéticos orais (ADO) são comprimidos usados na diabetes tipo2 que juntamente com uma alimentação correta e com atividade física, vão ajudar a controlar a glucose no sangue. Pode ser também necessário o tratamento de comprimidos e de insulina em simultâneo - terapêutica mista.

Insulina

A insulina é uma hormona fabricada nas células ß do pâncreas, nas ilhotas de Langerhans, e usada no tratamento da diabetes. A insulina é usada na diabetes tipo 1, pois há uma destruição massiva das células do pâncreas que produzem esta hormona. Em algumas pessoas com diabetes tipo 2, o pâncreas pode ser capaz de produzir insulina, mas o organismo torna-se facilmente resistente à sua ação, forçando-o a trabalhar cada vez mais até que a insulina produzida deixa de ser suficiente. O tratamento com insulina é feito através de injeção na gordura por baixo da pele (subcutânea). Como é injetada, é necessário que tenha atenção ao modo como a usa.

Administração da Insulina

1 - Lavar as mãos e se necessário o local da administração (não usar álcool).

2 - Agitar/Não agitar, dependendo da insulina que utiliza.

3 - Marcar a dose cuidadosamente.

4 - Retirar a tampa da caneta e da agulha.

5 - (Opcional) Fazer uma prega na pele com dedo polegar e indicador.

6 - Introduzir a agulha na pele com ângulo de 45º ou 90º.

7 - (Caso tenha feito) Desfazer a prega antes de injetar a insulina.

8 - Injetar a insulina.

9 - Esperar cerca de 10/20 segundos com a agulha introduzida na pele.

10 - Retirar a agulha cuidadosamente fazendo pressão no local.

11 - Tapar a agulha e a caneta e guardar em local seco e limpo.

Nota:

As cargas instaladas nas canetas e as canetas pré-cheias descartáveis em uso devem ser conservadas à temperatura ambiente, afastadas da luz solar direta e de locais que aqueçam, como a televisão e o portas-luvas do carro, nestas condições, é valida cerca de 4 semanas. A insulina de reserva deve ser conservada no frigorífico entre 2ºC e 8ºC, não colocar no congelador.