O sal faz mal à diabetes? Que cuidados devo ter?
A ingestão de sal é geralmente excessiva e aumenta o risco de hipertensão arterial e de complicações da diabetes. Por isso é aconselhável reduzi-lo. Como? Evite alimentos ricos em sal (como enchidos, charcutaria, conservas, queijo curado e aperitivos salgados) e reduza no tempero, preferindo o uso de legumes, ervas aromáticas, especiarias e sumo de limão. Já agora, não leve o saleiro para a mesa.
Posso comer frutos secos (ex.: passas de uvas, ameixas secas)? Quais? Quantos por dia?
Os frutos secos têm uma quantidade mais elevada de hidratos de carbono (açúcares) do que a fruta fresca. Por este motivo, reserve-os para um consumo moderado ocasional, e integrados numa refeição.
Posso usar mel em vez de açúcar?
Não há vantagem em usar mel em vez de açúcar. O mel também tem uma elevada concentração de hidratos de carbono simples (açúcares), que aumentam da mesma forma os níveis de açúcar no sangue. E numa colher de mel ou de açúcar, a quantidade de açúcares e calorias é praticamente a mesma.
O açúcar amarelo é melhor que o branco?
Não. Ambos têm praticamente a mesma quantidade de calorias e de hidratos de carbono simples (sacarose) e de absorção rápida.
Posso beber refrigerantes e ice tea?
Desaconselham-se os refrigerantes e ice tea açucarados, por conterem um teor elevado de hidratos de carbono simples (sacarose), que aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue. Quando pretender um refrigerante, opte pelos não açucarados ou light.
No entanto, em caso de hipoglicemia (nível de açúcar no sangue inferior a 70 mg/dL), os refrigerantes açucarados podem ser ingeridos, para normalizar rapidamente os níveis de açúcar no sangue (neste caso, não use os light).
Posso beber café?
Os adultos sem outras patologias para além da diabetes podem beber 2 cafés por dia. No entanto, se tem hipertensão arterial ou alteração do ritmo cardíaco (arritmia ou outras doenças), aconselhe-se com o seu médico ou nutricionista. Se pretender adoçar use adoçante.